quinta-feira, 12 de maio de 2016

Projeto Aula de Inglês - Base no Letramento Crítico - Tema Bullying





Projeto Aula de Inglês – Letramento Crítico

(Atividade Prática Supervisionada)


Criado por  Ariane Fermino (RA: B775300) e Jessika Primo (RA: B7521G2)

Solicitado pela Professora Palma Rigolon para a matéria de Prática de Ensino de Língua Inglesa.

Objetivo: A atividade tem como objetivo trabalhar através do “prediction” a interpretação de texto e discurso dos alunos através dos gêneros “letra de música” e “vídeo”. O objetivo é de que os alunos possam compreender a relação do tema entre essas duas ferramentas, além da prática de “listening” e “reading”. A música e o vídeo têm como o tema o bullying praticado em colégios e cada um deles mostram diferentes possibilidades de reação a esse tipo de violência.

Escolaridade: 3º ano do Ensino Médio
Duração: 2 aulas (50 minutos cada)

Procedimento: Na primeira aula trabalharemos a música Who's Laughing Now? - Jessie J” que aborda o tema “bullying” sofrido e superado pela cantora em sua infância. A sala será dividida em quatro grupos e entre eles dividiremos as estrofes da música para que cada grupo trabalhe inicialmente o ‘reading’, o vocabulário e entendimento, ao final da aula os grupos vão expor a compreensão de suas estrofes para que toda a turma possa chegar ao um consenso da ideia principal da música. Nessa aula, os alunos serão instigados a discutir sobre o tema: O que sabem sobre bullying? Já abordaram o assunto na escola? Os pais costumam conversar sobre o assunto? Se eles conhecem outros artistas que sofreram e superaram bullying?

Na segunda aula trabalharemos com toda a turma através do vídeo “Daniel, bullying!!! - O SMS que levou Daniel a cometer suicídio”. Inicialmente iremos explorar o ‘listening’ dos alunos, pedir para que eles vão anotando as informações que conseguirem compreender durante o vídeo sem legenda (repetir o vídeo sem legenda ao menos duas vezes – o vídeo tem duração de no máximo 7 minutos), após, questioná-los em relação ao entendimento que eles obtiveram. No final da aula exibiremos novamente o vídeo com legenda para que eles possam ter uma compreensão total da situação exposta no vídeo. Após isso, pedir à classe que estabeleça uma relação entre o vídeo e a letra de música trabalhada na aula passada (É a mesma situação? Qual a diferença entre ambos?). Instigar a discussão com os alunos: Vocês conhecem alguém que pratica ou já praticou bullying? Ou alguém que já sofreu ou sofre essa situação? Já souberam de outros casos com um triste fim? Vocês já viram isso acontecendo? Vocês já interferiram em uma situação assim? O que acham que é possível fazer para ajudar? O que pode ser feito?

 Espera-se que através de todo esse projeto os alunos possam compreender essa relação entre a música e o vídeo, pratiquem a leitura e o ouvir em inglês, além da reflexão através do letramento critico de um tema presente na vida escolar.


Gênero 1 – Música
Who's Laughing Now?
Jessie J
 
Mummy they call me names
They wouldn't let me play
I'd run home, sit and cry almost everyday
"Hey Jessica, you look like an alien
With green skin you don't fit in this playpen"
Well they pull my hair
They took away my chair
I keep it in and pretend that I didn't care
"Hey Jessica, you're so funny
You've got teeth just like Bugs bunny"

Oh, so you think you know me now
Have you forgotten how
You would make me feel
When you drag my spirit down
But thank you for the pain
It made me raise my game
And I'm still rising, I'm still rising
Yeah

So make your jokes
Go for broke
Blow your smoke
You're not alone
But who's laughing now
But who's laughing now
So raise the bar
Hit me hard
Play your cards
Be a star
But who's laughing now
But who's laughing now

Cos I'm in L.A
You think I've made my fame
If it makes us friends
When you only really know my name
"Oh Jessie, we knew you could make it
I've got a track and I'd love you to take it"
So now because I'm signed
You think my pockets lined
4 years now and I'm still waiting in the line
"Oh Jessie, I saw you on youtube
I tagged old photos from when we was at school"

Oh, so you think you know me now
Have you forgotten how
You would make me feel
When you drag my spirit down
But thank you for the pain
It made me raise my game
And I'm still rising, I'm still rising
Yeah!

So make your jokes
Go for broke
Blow your smoke
You're not alone
But who's laughing now
But who's laughing now
So raise the bar
Hit me hard
Play your cards
Be a star
But who's laughing now
But who's laughing now

Jessie!
She broke out of the box
Swallowed your pride
You got that ego cough
Let the haters hate
You're like way too late
See I got a message from you
"Hola, I'm proud of you"
"Oh my god babe your voice is like wow!"
My reply: Who's laughing now

Oh, so you think you know me now
Have you forgotten how
You would make me feel
When you drag my spirit down
But thank you for the pain
It made me raise my game
And I'm still rising, I'm still rising
Yeah!


Gênero 2 – Vídeo
(sem legenda)


(com legenda)


Nenhum comentário:

Postar um comentário