"Trabalho será apresentado para a disciplina de Prática de Ensino - Observação e Projeto, também obtivemos informações para a confecção da resenha crítica sobre o tema transversal Pluralidade Cultural apresentada para a matéria de Comunicação e Expressão"
Introdução
O tema foi escolhido com o propósito
de reforçar nas escolas e nas comunidades culturais em nosso meio social com o
objetivo de formamos cidadãos mais tolerantes. O perfil são alunos da 5° a 8°
série, onde acreditamos o projeto surtir melhor efeito por estarem na fase de
descobertas e, acima de tudo, em fase de individualismo visando então a
necessidade de agirmos nessa fase de transformação.
BSGI
A Associação
Brasil SGI (BSGI) é a representante brasileira da SokaGakkai Internacional –
SGI, organização não governamental (ONG) filiada às Nações Unidas desde 1983,
que possui representação em 192 países e territórios. Desde a sua fundação, tem
como objetivo fundamental promover a paz e o respeito pela dignidade da vida,
por meio da promoção da Revolução Humana.
Seus ativistas
voluntários participam e desenvolvem amplas atividades nos campos da Educação e
da Cultura de Paz que incluem exposições, intercâmbios culturais e
educacionais, bem como ajuda humanitária em nível mundial.
Não há forma melhor de
fomentar a inclusão social do que por meio da educação em artes e cultura.
Os grupos artísticos e
culturais da BSGI têm como premissa a valorização daquilo que cada ser humano
possui de melhor: sua capacidade de se reinventar e de traduzir o que pensa e
sente por meio de sua criatividade. Cada grupo não tem como objetivo a formação
de artistas – muitos acabam seguindo este caminho – mas a lapidação de suas
joias internas para surgirem daí, brilhantes seres humanos, cidadãos, cônscios
de sua responsabilidade enquanto partícipes da sociedade em que vivem.
Os grupos artísticos da
BSGI são divididos entre:
Banda Nova Era Kotekitai – NEK
(feminina);
Banda TayoOngakutai (masculina);
Grupo de dança Taiga (feminino);
Coral Esperança do Mundo (masculino
e feminino);
E além destes,
com o objetivo de incentivar a troca de experiência e aprimoramento, foram
criados outros grupos divididos em duas coordenadorias: Educacional e Cultural.
Cada uma atua dentro de suas áreas promovendo atividades e projetos voltados a
ações específicas para o desenvolvimento de cada associado com base na
Filosofia de Cultura de Paz Soka.
Dessa forma,
uma complexa teia de integração vai sendo tecida, espargindo suas sementes pela
sociedade e reverberando por todo o conjunto de mais de 150 mil associados
espalhados por todos os cantos e recantos deste imenso país.
O objetivo deste projeto é integrarmos os alunos em
diferentes contextos sociais, afim destes indivíduos conhecerem vivenciarem
outras culturas, religiões, linguagens, etc. e promover também o inverso, fazendo
com que as pessoas de outras culturas também conheçam a nossa.
O projeto pode ser realizado de
diferentes aspectos, podemos buscar culturas internacionais ou nacionais
(regionais) dependendo do melhor ponto de vista ou objetivo do professor para a
realização do trabalho final.
Neste projeto focaremos a interação
dos alunos com a cultura japonesa, realizando uma visita na instituição BSGI,
pois acreditamos que o contato direto surtirá melhor efeito. Nesta visita
realizaremos juntos aos integrantes do instituto a realização de palestras,
e/ou peças de teatros, e/ou músicas, etc. para mostrar a cultura, a língua e o
social deste povo, fazendo seus contrastes entre as semelhanças e distinções
entre culturas destes e dos alunos. É importante planejar e observar a total
interação dos alunos com esta diferente cultura.
Após a visita é possível elaborar diferentes projetos
finais , podemos pedir aos alunos debate em sala, trabalhos de arte , ou,
como nosso caso, em uma aula de
português, promoveremos o desenvolvimento através da expressão oral com a formação
de grupos diversos explorando a linguagem, comunicação e expressão dentro das diversidades
culturais estudadas, também poderá haver, como método de avaliação, uma redação
dissertativa argumentativa sobre os conhecimentos que este indivíduo adquiriu
após esta experiência.
Pluralidade
Cultural
Pluralidade
cultural é a existência de várias culturas. Pode ser a pluralidade de religião
(católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade
(japoneses, italianos, brasileiros entre outros) de cor (brancos, negros,
mulatos, amarelos, vermelhos), É a pluralidade cultural que faz do mundo um
lugar rico. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas
histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida
social e política, na sua relação com o meio e com os outros grupos, na
produção de conhecimentos e etc. A diferença entre culturas é fruto da
singularidade desses processos de cada grupo social. É a pluralidade que torna
cada ser único.
A escola deve ser local de
aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em
igualdade dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada
instante, exige que a escola alimente uma “Cultura de Paz”, baseada na
tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania
compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por
discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os
outros.
Objetivos específicos:
Ø Reconhecimento
da contribuição de diversas culturas na constituição do Brasil
Ø Rejeição
a toda a discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social,
crença religiosa, sexo e outras características individuais e sociais.
Ø Valorizar
o convívio pacífico dos diferentes componentes da diversidade cultural.
Ø Compreender
a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível
de mudanças.
Metodologia:
Ø Visita
a instituição BSGI, traçando um roteiro com a programação da instituição para
que os alunos possam conhecer o trabalho da organização tendo contato com uma
cultura diferente.
Ø Em
sala de aula, após a visita, promover pesquisas (ex. reportagens) que retratem
sobre diferentes culturas, de preferência que possam ressaltar o contraste com
a nossa cultura (diversidade cultural)
Ø Discutir
e propor ações construtivas a respeito do tema.
Ø Criação de grupos que, através de expressão
oral e/ou linguística, desenvolvam projetos voltados ao aprendizado obtido nas visitas,
com o objetivo de fazer uma apresentação inversa à culturas diferentes.
Observação:
Ø Aplicar
em conteúdo uma visão geral da Pluralidade Cultural, aprofundando-se no
respeito racial, na liberdade religiosa, no preconceito de classes e gêneros.
Considerações Finais
A realização deste projeto
pedagógico é de grande importância para o desenvolvimento, interação cultural e
formação intelectual do individuo (aluno) para com as diversidades culturais
existentes ao seu redor e da sua comunidade, tendo em vista que o contato com a
diversidade cultural amplia os diversos tipos de conhecimento, além de ampliar
os horizontes e perspectivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário